O transporte na Copa de 2014

31/10/2010 11:11

A Fifa manifestou sua preocupação com o ritmo lento das obras dos estádios de futebol para a Copa do Mundo no Brasil, em 2014.
Embora não faça parte do plano de obras do acordo entre o comitê organizador nacional e o órgão máximo do futebol mundial, projetos importantes de infraestrutura de transporte estão previstos para a realização do evento.
Mas ocorre que a execução desses projetos também já está atrasada.
José Fioravanti é presidente em exercício da CNT (Confederação Nacional do Tarnsporte). Programa do Ministério das Cidades, com recursos do Fundo de Garantia, o Pró-Transporte assegurou R$ 9 bilhões para a melhoria dos sistemas viários das 12 cidades que serão sedes dos jogos da Copa do Mundo, além de outras fontes de investimentos.
Porém, por razões burocráticas ou de natureza técnica dos projetos, a grande maioria das obras ainda não foi iniciada.
Foi prometido um pacote de 43 obras em diversas áreas do transporte, com previsão de um custo total de R$ 11,5 bilhões.
Os projetos preveem a construção de corredores exclusivos para ônibus urbanos, monotrilhos, novos terminais urbanos e outras ações fundamentais.
Também estão prometidas intervenções exclusivamente para o evento, em 16 aeroportos.
Mas de acordo com as informações veiculadas na imprensa, os projetos executivos das obras só estarão prontos no fim de 2011. O que deve gerar mais atraso.
Os transportadores brasileiros já compartilham da ansiedade da Fifa.
Quase sempre apontados como os maiores responsáveis pelos problemas do transporte urbano, os empresários do setor sentem na pele as dificuldades pela falta de políticas urbanas que valorizem o transporte coletivo e dependem da intervenção definitiva do poder público para a desejada melhoria dos serviços.
Assim, esperam uma herança bendita da Copa-14: financiamentos em condições mais favoráveis para a renovação de frotas; melhor infraestrutura viária; corredores exclusivos para o tráfego de ônibus urbanos, cuja operação está prejudicada pelo intenso congestionamento de trânsito nas cidades.
A infraestrutura do transporte no Brasil há muito vem limitando o desenvolvimento social e econômico do país.
Rodovias em condições inadequadas impedem uma logística dinâmica e eficiente do transporte de cargas e pessoas, o comércio internacional se ressente de melhores portos, o turismo precisa de novos terminais de passageiros e os aeroportos já não comportam o movimento das aeronaves.
Pelo que se viu em países que sediaram grandes eventos mundiais, as melhorias na infraestrutura tornaram-se marcos para a elevação do nível da qualidade dos serviços.
Cumpridos os objetivos determinados para a Copa-2014, o Brasil terá dado um passo decisivo para romper definitivamente com o atraso histórico que caracteriza sua infraestrutura.
A conter nossa ansiedade, a garantia do ministro Márcio Fortes, das cidades, de que a maioria das obras estará concluída até o ano de 2013.
Os transportadores desejam muito que sim.
A conjuntura econômica é favorável para a realização desse projeto e o evento, um compromisso transformado em grande oportunidade que não se pode deixar passar.

Fonte: Revista CNT

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