O perfil do (Super) profissional de logística

25/07/2010 16:17

No Brasil, a logística evoluiu a uma velocidade gigantesca nos últimos dez anos, exigindo dos profissionais da área uma visão integrada e colaborativa de todo o processo. Em paralelo, o quadro de funcionários foi enxugado e as cobranças aumentaram.

Os profissionais devem acompanhar essa rápida evolução inovando na mesma velocidade e até superando as expectativas de seus Clientes internos e externos para sobreviver e avançar nesse mercado.

Isso exigirá a permanente busca por mais conhecimentos técnicos e práticos, familiaridade com as ferramentas tecnológicas tipo ERP, WMS e TMS, maior interação com as áreas internas, foco nos Clientes e Fornecedores, visão de processos, constante preocupação com a diminuição dos custos e a realização de serviços com maior qualidade e segurança, garantindo o perfeito atendimento das entregas.

Além de tudo isso, conhecimentos de matemática financeira, custos, estatística, pesquisa operacional e ferramentas de gestão da qualidade serão primordiais para os profissionais de logística.

O profissional de logística necessitará ter uma visão global da logística, ser multifuncional, mostrar pró-atividade e comprometimento, dinamismo, agilidade, flexibilidade, bom senso e raciocínio lógico, capacidade de trabalho em equipe, senso analítico, orientação para resultados e coragem para assumir riscos.

Será importante entender que o principal objetivo é maximizar toda a cadeia de abastecimento (supply chain) e não somente aquele elo onde atua.

Os líderes dessa área deverão estar devidamente preparados e atualizados para repassar claramente as mudanças que estão ocorrendo, e viabilizá-las junto às suas equipes. Também precisarão desenvolver uma alta capacidade de negociação com Clientes internos, parceiros, Fornecedores e Clientes externos, desenvolvendo alianças a fim de identificar e explorar novas oportunidades de negócios.

No contato com os Clientes deverá existir um canal direto e aberto oferecendo pronto atendimento com informações atualizadas e precisas, entendendo as necessidades e expectativas, transformando-se em um diferencial estratégico de adição de valor na cadeia logística.

É crucial que o profissional entenda seu verdadeiro papel no contexto das empresas e que tenha um perfil adequado para se adaptar às mudanças. Afinal, não é fácil ser SUPER....

 

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

Voltar